Projetos de pesquisa em execução
1) Anfíbios ameaçados de extinção em riachos: qual o seu real estado de conservação e as ameaças a que estão submetidos?
O objetivo do presente projeto é analisar o estado de conservação e as ameaças à conservação de três espécies de anfíbios ameaçados associados a riachos de florestas no oeste do Paraná e Santa Catarina. Especificamente, objetiva-se: 1) Investigar as principais ameaças à conservação das três espécies (Crossodactylus schmidti, Hypsiboas curupi e Limnomedusa macroglossa) em quatro bacias de remanescentes florestais no oeste do Paraná e Santa Catarina; 2) Avaliar características in loco como a qualidade da água, cobertura do dossel, largura da mata ciliar, profundidade e largura do riacho, perfil de margem do riacho, velocidade da correnteza, relacionando-as com a presença ou ausência das espécies; 3) Correlacionar a ocorrência das três espécies nas áreas amostradas com as características geomorfológicas da paisagem, como sistema de drenagem, densidade, padrão, forma, sinuosidade, confluências, forma da bacia, gradiente do canal, e hierarquia da drenagem; 4) Contribuir com a avaliação do estado de conservação das espécies na elaboração de listas vermelhas de fauna ameaçada, em nível global e regional; 5) Propor metodologias para o monitoramento destas espécies ameaçadas nos fragmentos de florestas e 6) Encontrar novas populações das três espécies no oeste do Paraná e Santa Catarina.
Início: 2012 Término previsto: 2015
Integrantes: Elaine Maria Lucas Gonsales - Integrante / Fernando Cesar Manosso - Integrante / Julio Caetano Tomazoni - Integrante / Ivane Benedetti Tonial - Integrante / Rodrigo Lingnau - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro Edital Universal 14/2011. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UTFPR-FB, Edital 005/2014.
Projetos de extensão em execução
1)Diversidade e Conservação da Natureza
Este projeto de extensão está diretamente vinculado ao nosso grupo de pesquisa "Diversidade e Conservação da Natureza". Os pesquisadores do grupo estão atuando em linhas de pesquisa que se preocupam com as questões da diversidade da natureza do ponto de vista da geo e biodiversidade, considerando as ações antrópicas sobre a natureza e a necessidade cada vez maior de ações que estejam visando a conservação da natureza em suas diferentes formas. Nesse contexto, ganha grande importância uma maior participação da comunidade acadêmica (professores e alunos) na divulgação destas questões perante a comunidade externa. Em nossa região há uma grande carência de informações sobre questões ligadas à conservação e diversidade da natureza em escolas de ensino fundamental e médio e até mesmo em órgãos públicos que deveriam estar devidamente informados e treinados. Percebendo-se esses problemas, pretendemos trabalhar questões relacionadas à conservação da biodiversidade, tanto com o público interno quanto externo à UTFPR. Questões a serem trabalhadas são os problemas ambientais como a destruição/degradação de habitats e a introdução de espécies exóticas invasoras, que são consideradas atualmente as duas maiores ameaças à conservação da biodiversidade. Nessas discussões ambientais, face à importância do assunto, o Instituto Ambiental do Paraná criou um comitê estadual e um programa para espécies exóticas invasoras (Portaria IAP 19, de 17 de janeiro de 2009). Infelizmente esse comitê e o próprio programa ainda são pouco conhecidos e pouco divulgados.
Portanto, é objetivo geral deste projeto é contribuir para o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade do sudoeste do Paraná e discutir medidas de proteção desta biodiversidade. Especificamente, objetivamos: 1) Ministrar palestras, junto com alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental, em escolas do município de Francisco Beltrão ou outros municípios vizinhos sobre a temática da diversidade e conservação da natureza. 2) Ampliar o conhecimento sobre a temática em nível acadêmico, através da participação de mais alunos de graduação em grupos de estudos. 3) Ampliar o conhecimento sobre a temática perante a comunidade externa, através da forte participação em eventos externos, com palestras, e divulgação de informações em um portal a ser desenvolvido em página na internet. 4) Conscientizar a comunidade acadêmica da importância de uma coleção biológica para a conservação e testemunho da biodiversidade local. 5) Oferecimento de um mini-curso de extensão, de atualização para profissionais vinculados a órgãos ambientais no município de Francisco Beltrão e municípios vizinhos (Prefeituras, IAP, Polícia Ambiental, etc) pelo coordenador deste projeto sobre questões ligadas a medidas de proteção da diversidade biológica.
Integrantes: Rodrigo Lingnau - Coordenador, alunos voluntários a serem ainda indicados
Financiador(es): Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - UTFPR-FB, Edital 003/2014.
Você gostou dos projetos? Caso tenha interesse em colaborar, venha conversar conosco.
Os alunos inicialmente começam a trabalhar como colaboradores voluntários, e verificando-se um real interesse e dedicação do aluno, este pode vir a receber uma bolsa de iniciação científica.